Quer receber conteúdo exclusivo GRÁTIS?

Parabéns! Você agora faz parte da nossa VIP.

Passo a passo na produção de Vitrines

A produção de uma Vitrine, apesar de parecer, não é algo tão simples e fácil de se fazer. Quanto mais elaborada a Vitrine, mais planejamento exige. No entanto, nem sempre uma Vitrine extremamene complexa significa melhores vendas, muitas são as vezes em que a criatividade e o conhecimento a fundo do público-alvo é que são os grandes diferenciais e determinam o sucesso de uma Vitrine.

Abaixo, um passo a passo essencial de como planejar e montar uma Vitrine:

#1. Público-alvo: Antes de pensar qualquer elemento da vitrine ou ideia, deve-ser ter claro as respostas para as seguintes questões: Para quem a vitrine será dirigida? Que público desejo atingir? Quais os hábitos de consumo desse público? Como vou encantá-los? E muitas outras questões que você pode se fazer para entender e ter claro em mente quem é seu público.

Quanto mais você souber a cerca do público que deseja atingir, mais chances você terá de atingí-lo, de impactá-lo e de vender para ele.

como montar vitrine

Vitrine Levi's

como montar vitrine

Vitrine Lanvin

como montar vitrine

Vitrine Chanel

Percebeu?

Vamos para o segundo passo:

#2. O investimento: Após ter claro quem é o público-alvo, deve-se definir qual a verba que será investida no projeto. Nesse cálculo, é importante incluir todos os gastos que você possa vir a ter. Desde um alfinete ao pagamento de um profissional, para o caso de lojas, e desde seu tempo e deslocamento até o valor disponibilizado pelo contratante, para o caso dos vitrinistas.

Vale lembrar que nem sempre grandes investimentos representam boas idéias. As vezes, vitrinas criativas são criadas com materiais de baixo custo - os profissionais que conseguem fazer grandes vitrines que vendem com pouco investimento são os preferidos pelo mercado. Nem é necessário ressaltar o porquê, não é?

como montar vitrine

Vitrine Zara

#3. Defina seu objetivo: esse é um passo muito importante para que se dirija toda a criação para a ocasião e público correto. É um vitrine promocional? O que você quer promover? Uma nova coleção, o conceito da loja, uma oferta de uma determinada linha de produtos? Ou você quer causar impacto visual? Alcançar um determinado público? Tenha claro seu objetivo.

como montar uma vitrine

Vitrine de Liquidação

como montar vitrine

Vitrine Conceitual

#4. Tema: Estude o tema que você escolher! É a partir do tema que você vai retirar cartela de cores da sua vitrine, formas e imagens que serão essenciais na construção da Vitrine. Por exemplo, o tema "romance" sugere cores claras, com destaque para o cor-de-rosa e materiais fluidos ou naturais. Já o tema "guerra" nos remete a tons como verde, preto, cinza e vermelho, com referências às texturas ásperas ou sujas, destruídas e rasgadas.

Lembrando que, sempre se pode - ou deve - ousar, sabendo que para isso é necessário um conhecimento ainda maior a cerca do tema a ser trabalhado.

Para não errar na escolha de cores ou materiais, é muito importante conhecer o tema sobre o qual se trabalha. Consulte livros e sites onde você possa estudar sua escolha e ver muitas imagens. Faça dessas imagens suas referências de onde se vai extrair todos os elementos da sua vitrine.

como montar vitrine

Vitrine Alice no país das maravilhas

como montar vitrine

Vitrine Material Girl - Coleção da Madonna para a Macy's

#5. Faça um esboço de sua vitrina. O desenho não precisa ser técnico, muito menos uma obra de arte. Basta ser compreensível para quem vai montar a vitrina, ou para quem você vai explicar ou vender o projeto.

Uma boa idéia é medir o espaço da vitrina da loja e criar um gabarito. A partir de cópias desse gabarito pode-se experimentar as mais variadas idéias e selecionar o resultado mais interessante.

como montar uma vitrine

#6. Lista de materiais: Tenha uma lista de materiais contendo tudo que vai precisar para executar o seu projeto. Essa lista vai auxili-lo na hora da compra, reduzindo os custos em itens desnecessários. Para não esquecer onde comprar cada elemento e a qualidade que se precisa, é bom fazer um arquivo com cartões dos fornecedores. Isso agiliza o trabalho e garante a qualidade do resultado final da vitrina.

como montar vitrine

Esses são os passos essenciais na montagem da vitrine, lembrando que, um elemento fundamental e que vai depender de cada um, chama-se Criatividade. Ouse! Você vai perceber como sair do senso comum e ousar pode fortalecer a imagem da empresa como um todo, e consequentemente, gerar muito mais vendas. Boa sorte!

#dicasdevitrine #vitrine #vitrinismo #passoapasso #produçãodevitrine #montagemdevitrine

Você poderá gostar também de: