Quer receber conteúdo exclusivo GRÁTIS?

Parabéns! Você agora faz parte da nossa VIP.

17 dicas para estimular a Criatividade

A Criatividade é nada menos que um fator decisivo para o sucesso de um projeto de Visual Merchandising ou de Vitrinismo, assim como para o reconhecimento do nível do profissional na área. Estimular a criatividade continuamente é essencial, e mesmo nos momentos em que ela parece nos abandonar, devemos seguir exercitando-a.

dicas para estimular a criatividade

Para melhor entendermos como estimular a Criatividade, vamos antes entender o que de fato é a criatividade. São muitas as definições que tentam conceituar o que, de fato, é Criatividade. Algumas delas são:

  • Capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte;

  • A capacidade de produzir coisas novas e valiosas;

  • A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras;

  • O ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa;

  • Uma técnica de resolver problemas;

Além das definições acima, podemos ver a criatividade pura como sendo um ato mental, que consiste em última análise na capacidade de combinar sons, imagens, e os mais variados elementos, de forma subjetivamente nova, independentemente de qualquer conexão lógica com o mundo exterior, com o que já foi visto e criado.

Essa definição de criatividade desloca os aspectos novidade e originalidade, beleza, utilidade, veracidade, viabilidade e implementação para um segundo momento: criar é um ato pessoal e subjetivo.

A criatividade não é um dom especial que só algumas pessoas possuem.

Isso é fato!

Todos podem desenvolver sua criatividade se buscarem continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiverem sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.

A inspiração, o "click", é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande idéia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.

A criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado. Vejamos o que alguns dos grandes inventores e pensadores escreveram sobre o processo de criar:

"Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração." (Thomas Edison - Inventor)

"As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas." (Ruth Noller - Pesquisadora da Universidade de Buffalo)

"As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado."(David Ogilvy - Publicitário)

Algumas pessoas simplesmente parecem ter nascido com "o dom", no entanto, se observarmos a história de vida dessa pessoa ao longo dos anos,perceberemos que o que o tornou uma pessoa extremamente criativa é o fato ter abastecido suas gavetas mentais ao longo dos anos com as mais variadas fontes de conhecimento e consequentemente, inspiração.

É certo também que algumas pessoas possuem maior facilidade em aprender e absorver novos conhecimentos, o que certamenta o ajuda no processo criativo e de estímulo a criatividade. No entanto, todos somos capazes de aprender, cada um respeitando seu próprio ritmo, mas com o mesmo potencial para desenvolver a criatividade.

Vale considerar ainda, algumas posturas que dificultam o processo criativo. São elas:

Bloqueios a criatividade

  • A resposta certa - ter sempre a resposta certa faz com que deixemos de aprender e de buscar novas possibilidades. Ao invés de ter resposta, tenha mais perguntas. Porquê? Como? E principalmente: Por que não?

  • O preconceito - o preconceito inibe qualquer movimento em busca do processo criativo. Os conceitos de certo e errado são também pré-conceito que inibem a criatividade.

  • O pessimismo - não vai dar certo, não vai dar em nada, não vai funcionar são respostas que você só vai poder dar depois que desenvolveu o que quer que você tenha em mente.

  • Isso não é lógico - nenhuma das grandes invenções da humanidade parecia lógica antes de ser inventada. Simples assim.

  • Isso vai contra as regras - se você seguir todas as regras, não vai criar nada novo. Se deseja mais que isso, acostume-se a quebrar algumas regras de vez em quando.

  • Isso é tolice - pode ser que seja mesmo, mas por que não?

  • Errar é errado - errar não é errado, errar é aprendizado. Citando Abert Einstein: "Quem nunca errou, nunca experimentou nada novo".

  • Não sou criativo - este, o maior dos bloqueios, e o mais perigoso. Todos podemos ser criativos. Se você ainda não concorda com isso, tudo bem. Mas continue lendo o post.

17 Dicas para estimular a Criatividade

#1. Domine a auto-crítica – A primeira e talvez mais simples providência que você pode empreender para estimular a criatividade é entrar em contato com o seu senso de auto-avaliação. Ninguém cria uma obra prima na primeira tentattiva. Ok, talvez aconteça, mas não é o mais comum. Permita-se fazer coisas mal feitas antes de chegar onde deseja.

dicas para estimular a criatividade

#2. Anote suas ideias - o tempo voa e semana que vem já não vamos lembrar mais de tudo que passa na nossa cabeça hoje. Anote, faça rabiscos, desenhe. Se a ideia parece interessante, mantenha ela por perto.

#3. Seja um entusiasta da mudança – A ligação entre criatividade e mudança é óbvia - e muito estreita, pois é esse o processo que permite a implementação das idéias criativas, às vezes em detrimento do já existente, apenas mudando-as.

#4. Busque o diferente – Não fique no usual. Leia assuntos diferentes, coma pratos exóticos, percorra caminhos alternativos, fale com pessoas de experiências diversas, saia do senso comum de vez em quando em busca de novos pontos de vista que se não o acrescentarem em nada, ao menos o farão se questionar.

#5. Persista – Chover no molhado é preciso. Faz parte da natureza o princípio da seleção, quer seja de espécies, quer seja de idéias. Quanto mais possibilidades você desenvolver, mais difícil será fazer a escolha. No entanto, maiores são as chances de desenvolver uma grande projeto.

#6. Aumente o seu conhecimento – Fator imprescindível a criatividade, é o conhecimento formal e teórico ou o conhecimento tácito e prático de como fazer algo. Quanto mais conhecimento em geral você adquirir ao longo dos anos, maior seu arquivo mental. E quanto maior seu arquivo mental, maiores suas referências quando for criar algo.

#7. Distribua a sua criatividade – Faça com que pelo menos uma parte de seus esforços criativos beneficie outras pessoas além de você. Isso o fará um grande bem e também o estimulará a continuar criando.

dicas para estimular a criatividade

# 8. Converse com crianças. As crianças são tão criativas por um motivo simples: são livres dos preconceitos que vamos adquirindo ao longo da vida. Converse com crianças e veja como resolvem seus problemas. Apresente uma ideia nova e ouça o que a criança pensa sobre aquilo. Questione-as. Ouça-as com atenção e perceba como é interessante e excitante a criatividade quando é livre.

#9. Sonhe com o impossível – Imaginar o futuro, por mais impossível, fantástico, ou aparentemente irrealizável que pareça, além de ser sedutor, é a marca registrada dos grandes inventores, e de alguns dos grandes gênios. Sonhe, não custa nada e mesmo que não pareça, ainda coloca o cérebro para trabalhar.

#10. Seja curioso - Atende uma das leis da criatividade que é ser um entusiasta da mudança. Questione, leia assuntos diversos para estimular a sua curiosidade. Sempre se pergunte como, de onde, porque?

#11. Procure desenvolver os dois lados do seu cérebro - Diversos estudos identificaram que pessoas que executam atividades que necessitam de habilidades de análise e lógica, mais ligadas as ciências exatas e mais racionais, desenvolvem mais o lado esquerdo do cérebro, enquanto pessoas que executam atividades que necessitam de habilidades artísticas, e que exigem mais intuitividade e subjetividade, desenvolvem mais o lado direito do cérebro. Identifique qual o lado do cérebro mais ligado as suas atividades cotidianas e procure desenvolver também as habilidades do outro lado do cérebro.

dicas para estimular a criatividade

#12. Procure estar atento a tudo ao seu redor - Pessoas criativas possuem grande senso de observação. Tente observar mais do que fala. Quando você fala está repassando um conhecimento que já possui. Quando ouve e observa, está adquirindo novos conhecimentos. Observe tudo ao seu redor. Observe as cores, as formas, os movimentos. Observe!

#13. Procure não julgar idéias - Analise as idéias que outras pessoas apresentam e procure identificar pontos fortes que podem unir-se as suas idéias e surgir uma melhor idéia. Não existe ideia ruim. Existe ideia que precisa ser melhorada, apenas.

#14. Mude sua rotina - procure novos caminhos para chegar em casa ou ir ao trabalho. Nosso cérebro, quando cria um pensamento padrão e repetitivo, utiliza os caminhos criados anteriormente por esses padrões para conduzir os impulsos eletroquímicos por uma questão de conservação de energia. A solução é criarmos alternativas para fugir desses caminhos tradicionais e fazer como que nosso cérebro se mantenha em atividade constante. Se você sempre vai pro trabalho de carro, vá uma vez de onibus, outra de bicicleta ou caminhando, se possível. Mude as rotas, converse com pessoas diferentes.

#15. Brinque. Não precisamos ser sérios o tempo todo. Permita-se brincar de vez em quando. Seja um jogo online, caso você não seja um adepto, ou um jogo de tabuleiro ou um esporte como brincadeira, sem a pressão da competição.

#16. Humildade. Ter humildade para reconhecer suas fraquezas e as forças das outras pessoas. Somente reconhecendo que a outra pessoa é melhor do que você em alguma atividade é que você passa a aprender com ela.

#17. Leia. Leia muito. Leia não só o que você gosta, mas permita-se ler livros revistas sobre assuntos variados. Leia histórias infantis, revistas em quadrinhos, placas, enfim, tudo que você puder e tiver tempo para. Só para exemplificar a importância da leitura no processo criativo, a tornozeleira eletrônica acompanhada por satélite, utilizada por pessoas que estão sob liberdade condicional, foi criada por um juiz que leu uma das histórias do homem-aranha.

Dicas bônus:

#18. Viaje! Não há nada mais libertador que viajar. Você entra em contato com uma nova rotina, nova cultura, talvez um novo idioma e durante a viagem seu cérebro fica estimulado 24 horas por dia. Não há como fugir. Quanto mais viajamos mais nos libertamos dos nossos preconceitos, mais percebemos o quanto o mundo é grande e que há uma infinidade de coisas e de formas de vida que nem sequer imaginamos. Sem falar ainda, nas milhares de referência que trazemos na mala - e na mente. Pergunte a seus amigos que viajaram recentemente se trouxeram algumas ideias novas da viagem. Você vai se surprender com a quantidade de ideias que podem surgir numa simples viagem. Isso é criatividade!

dicas para estimular a criatividade

Sucesso! E ótimas ideias!

#criatividade #dicaspráticas #estudevisualmerchandising #dicas

Você poderá gostar também de: